FAQ   Pesquisar   Membros   Grupos   Registar   Perfil   Ligar e ver Mensagens Privadas   Entrar 

UE afirma que não será protecionista em relação a biocom

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Potência
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
tiagocmelo
Site Admin


Registrado em: 11 Abr 2007
Mensagens: 147
Local/Origem: Olinda, PE - Brazil

MensagemColocada: Sex Jul 06, 2007 12:48 pm    Assunto: UE afirma que não será protecionista em relação a biocom Responder com Citação

UE afirma que não será protecionista em relação a biocombustíveis

da Efe, em Bruxelas

A Comissão Européia, braço executivo da UE (União Européia), afirmou hoje que não será protecionista com os biocombustíveis, pois precisa das importações para alcançar a meta obrigatória do uso de 10% de energias renováveis com relação ao total do consumo energético para o transporte até 2020.

Vários comissários da UE defenderam a idéia no começo da Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, que reúne em Bruxelas líderes, ministros e especialistas de todo o mundo, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O comissário de Energia da UE, Andris Piebalgs, afirmou que os 27 Estados-membros do bloco não poderão conseguir sozinhos produzir biocombustíveis suficiente para atingir as metas de forma sustentável.

"Conseguir a auto-suficiência implicaria em um aumento imediato dos preços de produtos agrícolas e a proliferação de campos de cultivo em locais onde nunca antes houve colheitas, com as conseqüentes emissões de dióxido de carbono da terra e das plantas", ressaltou.

O comissário de Comércio da UE, Peter Mandelson, afirmou que 'o nacionalismo energético não foi particularmente bem-sucedido em outras áreas da política de energia, e os biocombustíveis não são diferentes", em referência implícita à dependência européia de gás e petróleo importados.

Assim, a proposta que o bloco apresentará no fim do ano para dar fundamento jurídico à meta de 10% não levará em conta a nacionalidade, mas a "sustentabilidade" de cada biocombustível na hora de dar incentivos e isenções fiscais às empresas, antecipou Piebalgs.

O comissário de Energia, o de Comércio e a comissária européia de Assuntos Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, concordaram em destacar que os biocombustíveis representam uma alternativa para outros recursos energéticos se forem sustentáveis.

Piebalgs destacou que, além de oferecer novas oportunidades de emprego no setor agrícola, os biocombustíveis devem, antes de tudo, ser uma arma para lutar contra as emissões de CO2, a principal causa da mudança climática.

"A UE está disposta a continuar liderando esta luta, mas precisa do apoio de todos, pois o aquecimento já está aqui, e os biocombustíveis serão apenas uma alternativa para reduzir as emissões de dióxido de carbono se o fornecimento for seguro e limpo", afirmou Ferrero-Waldner.

A Comissão Européia apresentará nos próximos meses a estratégia para conseguir atingir a meta dos 10% de uso de energias renováveis até 2020, que deve ser aprovada pelo Conselho e Parlamento europeus.

"Esperamos que o Parlamento aprove nossa colocação e o traduza em propostas legislativas sólidas", disse Piebalgs.

O comissário de Energia afirmou que a UE estabelecerá uma meta não vinculativa de 4,5% do uso de renováveis até 2010, depois que o objetivo de 5,75% previsto em 2003 foi considerado inalcançável em função do atual ritmo de crescimento da utilização destes recursos.

FONTE: FOLHA ONLINE
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Potência Todos os tempos são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


© 2007-2008 Informe.com. Get Free Forum Hosting
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
 :: 
Translation by: (c) 2000-2006 Luiz Castelo-Branco, Todos os direitos reservados.
Theme xand created by spleen.