FAQ   Pesquisar   Membros   Grupos   Registar   Perfil   Ligar e ver Mensagens Privadas   Entrar 

Super-chip vai além da tecnologia "multicore"

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Hardware
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
tiagocmelo
Site Admin


Registrado em: 11 Abr 2007
Mensagens: 147
Local/Origem: Olinda, PE - Brazil

MensagemColocada: Sex Mai 18, 2007 10:07 pm    Assunto: Super-chip vai além da tecnologia "multicore" Responder com Citação

Super-chip vai além da tecnologia "multicore"


Em 2003, cientistas da Universidade do Texas anunciaram que seria possível a construção de um supercomputador em um único chip. Segundo eles, esse super-chip-computador tem o potencial para alcançar um trilhão de operações de ponto flutuante por segundo.



Agora eles apresentaram o seu primeiro protótipo, realizando o que então era pouco mais do que uma arquitetura teórica. O novo processador foi batizado de TRIPS ("Tera-op Reliable Intelligently-adaptive Processing System").

Processador com nanotecnologia

"O protótipo do TRIPS é o primeiro em uma rota que levará a processadores flexíveis ultra-potentes, implementados com tecnologias em nanoescala," diz o professor Doug Burger.

O processador TRIPS é a demonstração do funcionamento de uma nova arquitetura de processamento de dados chamada EDGE ("Explicit Data Graph Execution"). Ao contrário dos chips tradicionais, que processam uma instrução por vez, a arquitetura EDGE consegue processar grandes blocos de informação de uma vez só e de forma mais eficiente.

Além da tecnologia "multicore"

As tecnologias "multicore" atuais aumentam a velocidade de processamento aumentando o número de processadores que, individualmente, não são mais rápidos do que a geração anterior. O grande inconveniente é que os programas têm que ser reescritos para conseguirem tirar vantagem dos múltiplos processadores.

"A tecnologia EDGE oferece um enfoque alternativo quando os competidores na corrida da tecnologia multicore ficarem sem combustível," diz Stephen Keckler, outro participante da equipe que criou o super-chip.

Cada processador TRIPS também tem dois núcleos, mas cada um capaz de fazer 16 operações simultâneas por ciclo utilizando até 1024 instruções simultaneamente. O objetivo dos cientistas é alcançar 1 trilhão de operações por segundo em um único chip até 2012.
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Hardware Todos os tempos são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


© 2007-2008 Informe.com. Get Free Forum Hosting
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
 :: 
Translation by: (c) 2000-2006 Luiz Castelo-Branco, Todos os direitos reservados.
Theme xand created by spleen.