FAQ   Pesquisar   Membros   Grupos   Registar   Perfil   Ligar e ver Mensagens Privadas   Entrar 

Novo programa permite imagens de ultrasom verdadeiramente 3D

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Software
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
tiagocmelo
Site Admin


Registrado em: 11 Abr 2007
Mensagens: 147
Local/Origem: Olinda, PE - Brazil

MensagemColocada: Dom Mai 20, 2007 7:53 pm    Assunto: Novo programa permite imagens de ultrasom verdadeiramente 3D Responder com Citação

Novo programa permite imagens de ultrasom verdadeiramente 3D

Enquanto a holografia não chega às aplicações práticas, a técnica mais difundida para se visualizar imagens 3D são as conhecidas imagens estereoscópicas - duas imagens levemente diferentes que dão a impressão de profundidade.



Embora seja possível treinar os olhos para perceber essas imagens como uma só, o mais comum é a utilização de óculos especiais, nem sempre muito confortáveis. Mas ninguém haverá de reclamar - principalmente se o público forem os pais querendo ter as primeiras imagens de seu bebê ainda no útero.

Ultrasom 3D

Já existem equipamentos de ultrasom que geram imagens tridimensionais do feto na maioria dos laboratórios. Embora os resultados sejam muito melhores do que as imagens produzidas pelos equipamentos mais antigos, quando apenas os pais realmente conseguiam ver alguma coisa - e ainda achar lindo - estas imagens são construções feitas por software e não são verdadeiramente tridimensionais.

Agora, uma equipe de cientistas do Grupo de Tecnologia de Visualização, da Universidade Duke, Estados Unidos, lançou uma nova solução de software que gera imagens estereoscópicas - que podem ser visualizadas como imagens 3D utilizando-se óculos especiais. Como as imagens são obtidas em tempo real, o resultado é um filme 3D, que pode ser copiado em DVD e levado para casa normalmente.

As imagens são geradas a partir dos dados dos equipamentos de ultrasom atuais, o que significa que esses equipamentos poderão ser atualizados e passarem a gerar as imagens tridimensionais. Ao invés de uma imagem única com variações de tonalidade que simulam o efeito tridimensional, agora são geradas duas imagens de ângulos ligeiramente diferentes.

"Nós acreditamos que os scanners 3-D poderão ser modificados desta forma com algumas alterações mínimas de software," diz o pesquisador Stephen Smith.

Cirurgias intra-fetais

O novo programa de visualização fetal 3-D não servirá apenas para que os pais - e agora o restante da família também - possam ver o bebê com mais nitidez. Ele será útil para a detecção precoce de alguns defeitos de nascimento, principalmente na face e no crânio.

As imagens 3-D também darão aos médicos uma melhor visão do feto quando eles estiverem fazendo cirurgias intra-fetais e coleta biópsias para detecção de tumores.

FONTE: IT
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Software Todos os tempos são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


© 2007-2008 Informe.com. Get Free Forum Hosting
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
 :: 
Translation by: (c) 2000-2006 Luiz Castelo-Branco, Todos os direitos reservados.
Theme xand created by spleen.