FAQ   Pesquisar   Membros   Grupos   Registar   Perfil   Ligar e ver Mensagens Privadas   Entrar 

NASA afirma que planeta Vulcano, pode existir...

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Assuntos Interessantes
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
tiagocmelo
Site Admin


Registrado em: 11 Abr 2007
Mensagens: 147
Local/Origem: Olinda, PE - Brazil

MensagemColocada: Dom Mai 20, 2007 7:28 pm    Assunto: NASA afirma que planeta Vulcano, pode existir... Responder com Citação

NASA afirma que planeta Vulcano, da série Jornada nas Estrelas, pode existir de fato

Há alguns dias vimos a realidade imitar a ficção, quando cientistas descobriram a "criptonita terrestre", um mineral com a exata descrição dada no filme O Retorno do Super-Homem ao único mineral capaz de minar a força do super-herói. Os autores do filme foram criativos o bastante para imaginar uma composição química diferente de qualquer mineral conhecido. Eles certamente não contavam com a possibilidade de que um mineral real, com uma fórmula tão estranha, pudesse vir a ser encontrada de fato aqui mesmo na Terra, alguns anos depois.

Jornada nas Estrelas

Agora, cientistas da NASA, participantes da missão PlanetQuest (Caçador de Planetas), afirmaram que a nova sonda espacial será capaz de detectar o planeta Vulcano, idealizado na famosa série Jornada nas Estrelas. Vulcano é o planeta natal do Spock - certamente o personagem-símbolo de toda a série.

Em uma carta publicada em Julho de 1.991 na revista Sky & Telescope, o autor da série Jornada nas Estrelas, Gene Roddenberry, afirmou que Vulcano seria um planeta da estrela 40 Eridani. 40 Eridani é na verdade um sistema triplo, composto por três estrelas, localizadas a 16 anos-luz da Terra. A mais provável localização de um planeta seria ao redor da 40 Eridani A, uma pequena estrela vermelho-alaranjada ligeiramente menor e mais fria do que o nosso Sol.

A Dra. Angelle Tanner, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, juntou-se ao seu colega Sean Raymond, da Universidade do Colorado, para confirmar duas questões: É possível haver realmente um planeta em 40 Eridani A? E, se ele existir, a sonda PlanetQuest poderá detectá-lo?

Planeta Vulcano

A resposta foi positiva para as duas questões. "Como os três membros do sistema estelar triplo estão muito distantes uns dos outros [centenas de unidades astronômicas - a distância entre a Terra e o Sol], eu não vejo razões por que um planeta de massa similar à Terra não possa se formar ao redor da estrela primária, 40 Eridani A," diz o Dr. Raymond.

Para que exista vida em Vulcano, o planeta deverá estar em uma órbita bem precisa ao redor de sua estrela - a uma distância que permita a existência de água em forma líquida. A água é um ingrediente essencial para que qualquer organismo tenha vida longa e prospere. No caso da estrela 40 Eridani A, essa órbita deverá estar ao redor de 0,6 unidades astronômicas - o que os cientistas chamam de zona habitável.

Quando perguntada como seria a aparência de um habitante de Vulcano, a Dra. Tanner afirmou que eles seriam pálidos. "Uma estrela anã de classe K emite sua luz em um comprimento de onda mais avermelhado comparado com o nosso sol, de forma que seria difícil pegar um bronzeado lá."

FONTE: IT
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Assuntos Interessantes Todos os tempos são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


© 2007-2008 Informe.com. Get Free Forum Hosting
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
 :: 
Translation by: (c) 2000-2006 Luiz Castelo-Branco, Todos os direitos reservados.
Theme xand created by spleen.