FAQ   Pesquisar   Membros   Grupos   Registar   Perfil   Ligar e ver Mensagens Privadas   Entrar 

Nanolaser permitirá integração de circuito ópticos em ch

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Assuntos Interessantes
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
tiagocmelo
Site Admin


Registrado em: 11 Abr 2007
Mensagens: 147
Local/Origem: Olinda, PE - Brazil

MensagemColocada: Ter Jul 03, 2007 3:59 pm    Assunto: Nanolaser permitirá integração de circuito ópticos em ch Responder com Citação

Nanolaser permitirá integração de circuito ópticos em chips


Cientistas da Universidade Nacional de Yokohama, no Japão, desenvolveram um nanolaser - um chip minúsculo capaz de emitir raios laser de forma constante, estável e operando em temperatura ambiente. O laser nanométrico é uma das ferramentas que faltavam para a integração em larga escala de circuitos ópticos no interior dos chips.



Laser contínuo

O laser que até agora detinha o título de "o menor do mundo", construído por cientistas da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, é capaz de emitir apenas pulsos de laser.

O novo nanolaser, construído pela equipe do Dr. Toshihiko Baba, é capaz de emitir luz contínua. Essa é uma característica mais difícil de ser obtida porque exige uma manipulação precisa do consumo de energia do chip e da dissipação de calor.

Cristal fotônico

O novo detentor da posição de menor laser do mundo utiliza um microwatt de energia e foi construído a partir de um material semicondutor conhecido como fosfato-arseneto de índio-gálio (GaInAsP). Seu princípio de operação é chamado de laser de cristal fotônico, onde são feitos padrões repetidos de pequenos furos no material que emite a luz laser.

Em um dispositivo que depende dos delicados efeitos da mecânica quântica para funcionar, o ruído associado mesmo com a menor geração de calor normalmente supera o processo de produção da radiação laser. Os pesquisadores resolveram esse problema, conseguindo gerar um feixe contínuo de laser sem a necessidade de um sistema externo de resfriamento.

FONTE: IT
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Assuntos Interessantes Todos os tempos são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


© 2007-2008 Informe.com. Get Free Forum Hosting
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
 :: 
Translation by: (c) 2000-2006 Luiz Castelo-Branco, Todos os direitos reservados.
Theme xand created by spleen.