FAQ   Pesquisar   Membros   Grupos   Registar   Perfil   Ligar e ver Mensagens Privadas   Entrar 

LEDs capazes de emitir duas cores farão telas de maior...

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Eletrônica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
tiagocmelo
Site Admin


Registrado em: 11 Abr 2007
Mensagens: 147
Local/Origem: Olinda, PE - Brazil

MensagemColocada: Qui Jun 07, 2007 4:16 pm    Assunto: LEDs capazes de emitir duas cores farão telas de maior... Responder com Citação

LEDs capazes de emitir duas cores farão telas de maior resolução

A imagem dos monitores de computadores e de vários modelos de TVs de tela plana é formada por LEDs - diodos emissores de luz. Quanto menores forem os LEDs, menores poderão ser os pixels individuais ou, dito de outro modo, maior poderá ser a resolução do monitor ou TV.



Cada tipo LED emite luz de uma determinada cor. Com a junção de LEDs vermelhos, verdes e azuis, é possível então fabricar monitores capazes de mostrar milhões de cores. Embora seja a base de toda a tecnologia mais moderna, essa técnica representa também uma restrição quando o assunto passa a ser a miniaturização das telas, o aumento de sua resolução e a fabricação de telas pequenas de melhor resolução.

LEDs de duas cores

Mas agora uma equipe de pesquisadores alemães conseguiu construir um LED capaz de emitir luz azul ou vermelha de forma alternada. A cor produzida pode ser escolhida simplesmente alterando-se a voltagem aplicada ao componente.

Mais interessante ainda é que o novo LED é feito de silício, o material mais importante para a indústria eletrônica, mas que não é muito bom quando o assunto é a emissão de luz.

A equipe do Dr. Manfred Helm juntou duas camadas, uma com silício puro, que é um semicondutor, e outra de dióxido de silício, que é um isolante, dopado com o elemento raro európio.

Tunelamento

A aplicação de uma tensão elétrica no dióxido de silício força os elétrons a cruzarem a barreira isolante - um fenômeno da mecânica quântica chamado tunelamento. Ao se encontrarem com os átomos de európio, os elétrons saltam para um nível mais alto de energia. Ao retornarem ao seu estado normal, eles emitem um fóton - a unidade básica da luz.

A vantagem do európio reside no fato de que ele forma dois tipos diferentes de impurezas, cada tipo carregando uma carga diferente. Esta é a origem da luminescência vermelha e azul. Dependendo da intensidade da corrente elétrica, ativa-se um ou outro tipo de impureza, desta forma emitindo-se luz vermelha ou azul.

Além de dar um passo importante na fabricação de LEDs de silício, um objetivo longamente perseguido pela eletrônica, os LEDs de duas cores permitirão a fabricação de pixels mais compactos para as telas de monitores e TVs.

FONTE: IT
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Eletrônica Todos os tempos são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


© 2007-2008 Informe.com. Get Free Forum Hosting
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
 :: 
Translation by: (c) 2000-2006 Luiz Castelo-Branco, Todos os direitos reservados.
Theme xand created by spleen.