FAQ   Pesquisar   Membros   Grupos   Registar   Perfil   Ligar e ver Mensagens Privadas   Entrar 

Faixa inexplorada do espectro eletromagnético permite...

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Telecomunicações
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
tiagocmelo
Site Admin


Registrado em: 11 Abr 2007
Mensagens: 147
Local/Origem: Olinda, PE - Brazil

MensagemColocada: Qua Abr 11, 2007 9:32 pm    Assunto: Faixa inexplorada do espectro eletromagnético permite... Responder com Citação

Faixa inexplorada do espectro eletromagnético permite transmissão digital

Na era das telecomunicações, os diversos equipamentos de transmissão de dados e comunicações em geral utilizam inúmeras freqüências do espectro eletromagnético para transmitir dados e voz. Mas isso não significa que o homem já tenha explorado todo esse espectro. Na verdade, há um reino ainda inexplorado no meio dessa floresta de freqüências: o infravermelho distante, mais conhecido como radiação terahertz.

Agora, pesquisadores da Universidade de Utah, Estados Unidos, conseguiram demonstrar que a radiação terahertz pode ser utilizada para a transmissão de dados de alta velocidade. 1 terahertz equivale a 1.000 gigahertz.

"Nós descobrimos uma forma de manipular um tipo de radiação infravermelha que hoje não é utilizada para telecomunicações, de forma que, no futuro, poderá ser possível utilizá-la para comunicações de alta velocidade e curto alcance entre computadores e outros equipamentos," diz o pesquisador Ahay Nahata.

Rede wireless de 1 terahertz

Segundo os cientistas, essa freqüência poderá permitir a construção de redes de comunicação de dados de curta distância até 10.000 vezes mais rápidas do que as atuais.

A manipulação da radiação terahertz, descoberta agora pelos pesquisadores, baseia-se em uma pequena chapa de aço repleta de pequenos furos, arranjados de uma forma semi-regular. Quando a radiação terahertz incide sobre a chapa, virtualmente toda ela passa através da chapa, mesmo que a área dos furos seja pequena em relação à chapa toda.

Até hoje, essa eficiência na transmissão da radiação infravermelha distante somente havia sido alcançada quando era utilizada uma distribuição dos furos fixa e bem organizada. Mas, ainda assim, passavam também freqüências espúrias, que inviabilizam a utilização da radiação para telecomunicações.

Furos

Na nova distribuição dos furos, os pesquisadores conseguem também selecionar o comprimento de onda preciso a ser transmitido através dos furos e, simplesmente virando a chapa, podem ligar e desligar a transmissão. Esse é o princípio básico da transmissão digital de dados por meio da luz: o ligar e desligar representa os 0s e 1s dos dados digitais.

Mas não espere encontrar uma placa de rede "wireless" operando na faixa dos terahertz na próxima feira de informática. O mecanismo de ligar e desligar as transmissões é feito por meio de chaves osciladoras, que devem operar na mesma freqüência da radiação. E, até hoje, ninguém conseguiu produzir uma chave que opere na faixa dos terahertz. Ou seja, esta descoberta é, por enquanto, apenas uma prova de conceito.


Bibliografia:
Transmission resonances through aperiodic arrays of subwavelength apertures
Tatsunosuke Matsui, Amit Agrawal, Ajay Nahata, Z. Valy Vardeny
Nature
29 Mar 2007
Vol.: Vol. 446, 517 - 521

FONTE: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Telecomunicações Todos os tempos são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


© 2007-2008 Informe.com. Get Free Forum Hosting
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
 :: 
Translation by: (c) 2000-2006 Luiz Castelo-Branco, Todos os direitos reservados.
Theme xand created by spleen.