FAQ   Pesquisar   Membros   Grupos   Registar   Perfil   Ligar e ver Mensagens Privadas   Entrar 

Célula a combustível em miniatura gera 2 watts em apenas 1

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Potência
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
tiagocmelo
Site Admin


Registrado em: 11 Abr 2007
Mensagens: 147
Local/Origem: Olinda, PE - Brazil

MensagemColocada: Qua Jul 04, 2007 2:06 pm    Assunto: Célula a combustível em miniatura gera 2 watts em apenas 1 Responder com Citação

Célula a combustível em miniatura gera 2 watts em apenas 1 centímetro cúbico

Cientistas do Instituto de Pesquisas Industriais Avançadas, no Japão, conseguiram fabricar uma célula a combustível do tamanho de um cubo de açúcar. A mini-célula a combustível deverá permitir a construção de fontes de geração de energia limpa super-compactas e com variadas capacidades de tensão e corrente.



Pilhas e baterias

Embora haja muita confusão na utilização dos termos pilha e bateria, elas são coisas diferentes. A unidade básica de geração de energia eletroquímica é chamada de célula. Uma pilha nada mais é do que uma única célula dessas. Já uma bateria resulta da união de diversas pilhas, o que permitiu que se dispusesse de fontes portáteis de energia de variadas tensões e capacidades de corrente.

A nova mini-célula agora lançada deverá ter sobre o campo das células a combustível o mesmo impacto representado pela possibilidade da união das pilhas eletroquímicas para formar baterias.

Célula a combustível miniatura

A célula a combustível em miniatura é do tipo SOFC ("Solid Oxide Fuel Cell"), inteiramente contida em uma estrutura de um centímetro cúbico de volume. As células tubulares individuais têm diâmetros entre 0,8 e 2 milímetros. Os testes confirmaram a geração de 2 watts de potência por centímetro cúbico, com uma corrente de 4,5 A.

A grande miniaturização da célula a combustível abre a perspectiva da construção de conjuntos completos resultantes da ligação dessas mini-células em série ou em paralelo, criando desde conjuntos portáteis capazes de gerar algumas dezenas de watts, até grandes conjuntos de várias dezenas de centímetros cúbicos capazes de alimentar automóveis ou geradores estacionários para residências e fábricas.

Apesar dos avanços, várias aplicações ainda terão restrições quanto ao uso das células a combustível do tipo SOFC: a elevada temperatura de sua operação. Há pouco tempo atrás, essas células somente funcionavam entre 800 e 1000 °C. A célula a combustível miniaturizada agora apresentada funciona a 550 °C. Está melhorando, mas ainda falta bastante para se ter uma dessas alimentando um tocador de MP3.

FONTE: IT
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Potência Todos os tempos são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


© 2007-2008 Informe.com. Get Free Forum Hosting
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
 :: 
Translation by: (c) 2000-2006 Luiz Castelo-Branco, Todos os direitos reservados.
Theme xand created by spleen.