FAQ   Pesquisar   Membros   Grupos   Registar   Perfil   Ligar e ver Mensagens Privadas   Entrar 

Brasileiro propõe novo design para asas de aviões

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Assuntos Interessantes
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
tiagocmelo
Site Admin


Registrado em: 11 Abr 2007
Mensagens: 147
Local/Origem: Olinda, PE - Brazil

MensagemColocada: Ter Jul 03, 2007 4:02 pm    Assunto: Brasileiro propõe novo design para asas de aviões Responder com Citação

Brasileiro propõe novo design para asas de aviões

O princípio de sustentação aerodinâmica que explica o vôo dos aviões é bem conhecido. Na verdade, as asas dos aviões não mudaram quase nada desde que os pioneiros da aviação descobriram o tradicional formato com uma curvatura na sua parte superior - ao fazer com que o ar passe mais rapidamente pela parte superior da asa, cria-se aí uma zona de baixa pressão e, por decorrência, a sustentação.



Asas mais eficientes

Se tudo têm funcionado tão bem - o avião é o meio de transporte mais seguro que existe - seria afinal possível melhorar o desempenho das asas dos aviões? O pesquisador Alamir Gomes de Abreu Junior, da Unicesp, em Brasília, acredita que sim. Ele afirma até mesmo que é possível o desenvolvimento de uma nova tecnologia que dispense as longas pistas dos aeroportos.

"O problema clássico do avião é que a sua sustentação no ar depende do deslocamento da aeronave. Em conseqüência, não tem capacidade de decolagem e pouso vertical. Abaixo de uma determinada velocidade, o avião deixa de voar porque suas asas não produzem sustentação suficiente," explica Alamir.

Logo, segundo o pesquisador, a solução para a imensa maioria dos acidentes aeronáuticos está em se projetar um novo tipo de asa, que seja mais eficiente e que nunca perca a sustentação.

Sustentação aerodinâmica

A força de sustentação aerodinâmica que mantém os aviões no ar é produzida pelo escoamento do ar na asa. Como o avião tem que correr pela pista para ganhar sustentação, é fácil ver que, nesse modelo, o ar é estático e é a asa que se movimenta.

A idéia de Alamir é inverter esse processo, criando uma asa que seja fixa e fazendo o ar se mover ao seu redor. Ele batizou o novo conceito de asa AGA-X. Uma asa assim não teria as severas limitações apresentadas pelas asas atuais quando operando em condições de baixa velocidade.

O projeto, que ainda está na fase da teoria, propõe que o escoamento do ar seja feito no interior de um tubo fechado. Assim, a produção da força de sustentação aerodinâmica fica separada do deslocamento do avião. Mantendo isolado o escoamento do ar passa a ser possível o controle preciso de seu fluxo. É uma aplicação da Terceira Lei de Newton, só que interpretada de forma diferente.

Agora o pesquisador planeja analisar as possíveis soluções para sua idéia em simulações por computador. Depois de definido o modelo conceitual, o passo seguinte será a montagem e teste de um modelo em escala reduzida.


FONTE: IT
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Assuntos Interessantes Todos os tempos são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


© 2007-2008 Informe.com. Get Free Forum Hosting
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
 :: 
Translation by: (c) 2000-2006 Luiz Castelo-Branco, Todos os direitos reservados.
Theme xand created by spleen.