FAQ   Pesquisar   Membros   Grupos   Registar   Perfil   Ligar e ver Mensagens Privadas   Entrar 

Blindagem contra interferência eletromagnética agora pode

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Potência
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
tiagocmelo
Site Admin


Registrado em: 11 Abr 2007
Mensagens: 147
Local/Origem: Olinda, PE - Brazil

MensagemColocada: Sáb Jul 21, 2007 12:48 pm    Assunto: Blindagem contra interferência eletromagnética agora pode Responder com Citação

Blindagem contra interferência eletromagnética agora pode ser feita com plástico


Todo equipamento eletrônico precisa ter um comportamento neutro em relação à radiação eletromagnética - seu funcionamento não deve ser afetado pela presença de campos eletromagnéticos e, ao mesmo, ele não deve gerar campos eletromagnéticos que possam afetar outros equipamentos. Essas normas visam, em última instância, diminuir a "poluição" eletromagnética ao nosso redor e fazer com que todos os equipamentos que compramos funcionem como esperamos.

Interferência eletromagnética

Para serem imunes à interferência eletromagnética, esses equipamentos devem possuir uma blindagem, uma espécie de escudo protetor que impeça a livre passagem das ondas eletromagnéticas. Essa blindagem hoje é feita de metal, o que tem se tornado um problema com a crescente miniaturização dos aparelhos, principalmente pelo peso excessivo. Isso sem contar o custo elevado e o risco de corrosão.

Agora, cientistas da Universidade da Virgínia, Estados Unidos, conseguiram criar um novo plástico condutor de eletricidade que funciona tão bem quanto os metais para a blindagem contra a interferência eletromagnética, mas que é muito mais leve. O novo compósito reúne o melhor dos metais - a excelente condutividade elétrica - e dos plásticos - a leveza e a moldabilidade - além de oferecer uma capacidade de blindagem ainda melhor do que as atuais.

Blindagem plástica

O novo nanocompósito é uma mistura de plástico, nanotubos de carbono e um agente químico que dá uma textura de espuma ao material, produzindo bolhas de ar no seu interior. O resultado é um plástico nanoestruturado extremamente leve, à prova de corrosão e mais barato de se produzir do que os metais.

Segundo o pesquisador Mool C. Gupta, coordenador da pesquisa, os nanotubos de carbono desempenham um papel fundamental na criação das incríveis propriedades do novo plástico condutor de eletricidade. Mesmo representando apenas entre 1 e 2 por cento do volume do material, os nanotubos de carbono conseguem multiplicar sua condutividade elétrica por 10, além de melhorar a condutividade termal, aumentando a capacidade de dissipação de calor da blindagem.

FONTE: IT
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Potência Todos os tempos são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


© 2007-2008 Informe.com. Get Free Forum Hosting
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
 :: 
Translation by: (c) 2000-2006 Luiz Castelo-Branco, Todos os direitos reservados.
Theme xand created by spleen.