FAQ   Pesquisar   Membros   Grupos   Registar   Perfil   Ligar e ver Mensagens Privadas   Entrar 

Batido recorde de luminosidade em LEDs vermelhos

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Eletrônica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
tiagocmelo
Site Admin


Registrado em: 11 Abr 2007
Mensagens: 147
Local/Origem: Olinda, PE - Brazil

MensagemColocada: Qui Jun 07, 2007 4:53 pm    Assunto: Batido recorde de luminosidade em LEDs vermelhos Responder com Citação

Batido recorde de luminosidade em LEDs vermelhos


Os avanços tecnológicos dos LEDs não param nunca. Essas lâmpadas de estado sólido já estão espalhadas por toda a indústria e já estão chegando à iluminação de casas e escritórios.



Agora, em um avanço que deverá impactar significativamente a indústria de TVs de plasma e monitores de tela plana, os cientistas Yang Yang e Jinsong Huang, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, elevaram a luminosidade dos LEDs vermelhos em 50%.

Tipos de LED

Não existe um único tipo de LED. Eles podem ser fabricados de diversos materiais e em diversas combinações, cada um se adaptando a aplicações diferentes. Ainda não é possível saber se um tipo específico de LED dominará o mercado. Até lá, os diversos grupos de pesquisas continuarão apostando nas diversas opções.

Os LEDs comuns são feitos de materiais semicondutores tradicionais, como o arseneto de gálio e índio. A seguir vieram os LEDs orgânicos, construídos com novos materiais que possuem carbono em sua estrutura, mas também semicondutores. Eles são feitos com a deposição de múltiplas camadas do material por meio de uma técnica chamada de evaporação termal.

O LED que Yang e Huang conseguiram agora melhorar, por sua vez, é conhecido como PLED, porque ele é feito de polímero. E sua estrutura é muito mais simples do que as múltiplas camadas dos demais LEDs orgânicos. No PLED, uma mistura de polímero em pó e líquido é adicionado a outro material, cuja composição é mantida em segredo. O líquido resultante é então utilizado para recobrir um substrato de vidro. A seguir, basta fixar os eletrodos e o PLED está pronto para brilhar.

Lumens por watt

O brilho dos LEDs é geralmente medido em lumens por watt. Lumen é uma medida da intensidade percebida da luz. Watt é uma medida padrão para potência. Combinando os dois, tem-se uma definição da eficiência óptica da potência - em outras palavras, quanto brilha o dispositivo e quanto ele é eficiente em termos de consumo de energia.

Os LEDs vermelhos atualmente no mercado têm cerca de 12 lumens por watt. O novo PLED alcança 18 lumens por watt. Sua principal aplicação deverá ser na fabricação de televisores e monitores de tela plana, que apresentarão uma imagem mais brilhante e mais clara.

"Visualmente, significa que você terá uma tela de qualidade mais alta, e o equipamento será mais leve e mais fino. Com nossos melhoramentos, você também irá gastar menos energia, tendo um produto melhor em todos os aspectos," diz Yang

Entre os PLEDs, os recordes atuais são: 20 lumens/watt para luz branca, 30 lumens/watt para luz verde e, agora, 18 lumens/watt para luz vermelha.

A tecnologia foi licenciada para a empresa Canon, que anunciou que os novos LEDs deverão chegar ao mercado em três anos.

FONTE: IT
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum IEEBrasil -> Eletrônica Todos os tempos são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


© 2007-2008 Informe.com. Get Free Forum Hosting
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
 :: 
Translation by: (c) 2000-2006 Luiz Castelo-Branco, Todos os direitos reservados.
Theme xand created by spleen.